Dentes saudáveis?
higiene

10 Maio 2024

Dentes saudáveis?

Dentes saudáveis?
É comum sabermos de alguém que tem ou teve cáries. Na verdade, é um problema que afeta 90% da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.

A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries. Em situações extremas, a cárie dentária pode originar infecções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral da pessoa.

Quando ingerimos alimentos com hidratos de carbono, como os doces, bolos, chocolates, gomas, etc., as bactérias cariogénicas vão decompô-los e originar ácidos que provocam a dissolução do conteúdo mineral dos dentes e consequentemente o aparecimento de lesões de cárie. Esta ação é particularmente mais eficaz quando estes alimentos são ingeridos muito frequentemente fora das refeições ou à noite antes de deitar. Os dentes molares e pré-molares apresentam uma forma mais irregular, com sulcos e fissuras, permitindo que os restos alimentares se alojem mais facilmente e durante um maior período de tempo nesses locais. Estes fatores, associados a uma maior dificuldade de escovagem destes dentes, por se localizarem mais atrás, podem facilitar a acumulação de bactérias e restos alimentares e, como tal, uma maior propensão para o desenvolvimento precoce de lesões de cárie.

Qual o truque para manter os dentes saudáveis?
Técnica 2 X 2 X 2 X 2
pelo menos 2 vezes por dia
2 minutos de escovagem com uma pasta fluoretada (idealmente, com uma composição de 1500 ppm de flúor);
2 horas sem comer a seguir à escovagem e às refeições principais
Consultar o seu médico dentista regularmente, pelo menos, 2 vezes por ano.

Para além da escovagem dos dentes, a rotina de higiene deve também incluir o uso de fio dentário ou escovilhões para os espaços interdentários onde a escova não chega. É nestes espaços que podem ficar restos de alimentos que favorecem o aparecimento de cáries. Deve-se retirar da embalagem cerca de 40cm e enrolar no dedo médio de uma mão a maior parte dele, o restante no dedo médio da outra mão; com a ajuda dos polegares deve retirar os restos de alimentos dos dentes de cima e com a ajuda dos indicadores retirar dos dentes inferiores. As lesões de cárie entre os dentes podem ser potencialmente detectadas ao passar o fio dentário, uma vez que fica preso ou esgaça na sua presença.

Quando se deve trocar a escova de dentes?
A cada 3 meses, e para não se esquecer: Nova estação, nova escova na mão No Outono, no Inverno, na Primavera e no Verão.

Descubra os melhores cuidados para manter uma boa higiene oral aqui.

Autor

Dra. Mª João Félix - Farmacêutica

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.